Casamentos em Punta Cana

Casamentos em Punta Cana

  Durante os últimos anos tenho recebidos email de todas as partes do Brasil de futuras noivas cheias de duvidas sobre os casamentos em Punta Cana, por isso resolvi escrever esse post para tentar esclarecer um pouco como funciona tudo.

Vivi em  Republica Dominicana 4 anos, trabalhando como fotógrafa nos hotéis e também como representante de um tour operador que recebia brasileiros por isso tive a oportunidade conhecer vários dos hotéis da região de Bávaro e Punta Cana. Estive alguns anos viajando, estive no Brasil e voltei a viver em Dominicana novamente há um ano.

A maioria dos hotéis estão  situados em Bávaro, Punta Cana acaba sendo somente uma região ou um “bairro”. Não tem nenhum diferença é tudo pertinho e a paisagem é a mesma. Os hotéis são todos resorts all inclusive, praticamente não existe outro tipo de turismo, há pouco tempo surgiu alguns hotéis tradicionais mas não se vê muito movimento neles, tudo está pensado para que as pessoas não saiam do hotel, ou somente saiam para fazer excursões guiadas, até bem pouco tempo atrás não existia uma cidade estruturada, não existia calçadas nem iluminação adequada,  agora isso está mudando um pouco, mas a passos de formigas.

Os hotéis foram os primeiros a chegar aqui, e a cidade se formou atrás dos grandes muros construídos por eles, não existe muitas entradas públicas para a praia, e muitas vezes os seguranças dos hotéis não deixam  usar a areia da praia tranquilamente.

Os trabalhadores dos hotéis são instruídos a dizer que não é seguro sair dos hotéis para que as  pessoas consumissem mais do comercio e serviços que hotéis oferecem. Com os casamentos não é diferente, eles tentam fazer com que todos os serviços desde cabeleireiro, fotografo e decoração seja feito pelo hotel, nada que vem de fora é bem vindo.

Os casamentos em Punta Cana são um pouco diferente dos casamentos que estamos acostumados no Brasil. Eu chamo de casamentos express, porque e tudo rapidinho, as vezes tem 3 ou 4 casamentos no mesmo dia então não existe toda aquela atenção que normalmente tem em um casamento normal. Resumidamente as coordenadoras de bodas vão trocar email com os noivos, mostrar os pacotes e para cada coisa que vai sendo colocada no pacote vai acrescentando o preço. Chegando uns dias antes vai ser feito uma reunião com ela onde ela vai explicar tudo direitinho. Normalmente montam uma tenda na praia ou nos jardins do hotel, alguns hotéis tem gazebo para as cerimônias. Como tudo isso esta nas áreas publicas do hotel, pode ser que tenha varias turistas de roupa de banho ao redor para sair atrás das suas fotos e é bom que os noivos já saibam que isso pode acontecer.

Os hotéis tem spa e lá tem cabeleireiro e maquiador, a noiva pode ir uma hora antes lá para se arrumar, logo em seguida a cerimônia que dura de 10 a 15 minutos dependendo do tipo de cerimônia, se for religiosa é chamado um pastor ou um padre, e o pagamento deles também é algo a parte, se for a simbólica é chamado uma pessoa que realiza casamentos.Logo depois da cerimonia é feito algumas fotos na praia ou nos jardins do hotel, e se existe convidados é reservado uma mesa em algum dos restaurante para uma janta, também é possível reservar um salão para festas, mas como quase sempre o numero de convidados é pequeno sempre e feito algo mais intimo. Isso tudo vai variar de acordo com cada hotel.

Sobre os fotógrafos de casamento em Punta Cana

Todos os hotéis em Punta Cana tem um photoshop, ou seja , uma loja de fotografias com fotógrafos que vão estar tirando fotos dos clientes durante toda as suas ferias no hotel com intuito de vender las depois por aproximadamente 10 dólares cada.Também é possível contratar esses fotógrafos para sessões de fotos pelo hotel, sessões de famílias e de casais. Para os casamentos os hotéis te oferecem fotógrafos dessas lojas. Porque assim o hotel tem ganho nos pacotes vendidos. Os pacotes tem uma média de preço de 20 dólares a unidade da foto de casamento, ficando mais barato conforme a quantidade de fotos comprada, quanto maior o pacote menor o preço da unidade. É possível contratar um fotografo de fora particular,que provavelmente vai ser mais barato que os do hotel, porém os hotéis dificultam o máximo que isso aconteça.

Para o fotografo entrar no hotel no dia do casamento é necessário pagar o day pass do fotografo, ou seja  metade de uma diária, ele vai ganhar uma pulseira e vai poder entrar em todas as áreas publicas do hotel, e a maioria dos hoteis exige o pagamento do FEE, que seria uma taxa para a entrada do fotografo particular, as vezes essa taxa e exageradamente cara, ja vi hotéis cobrando mil dólares para a entrada do fotografo. Assim o hotel ganha o mesmo que ganharia com a contratação do fotografo do hotel. A minha dica é procurar outro hotel mais acessível, afinal existe mais de 100 hotéis la.

Outra dica legal seria realizar os casamentos em restaurantes na frente da praia, existe poucos. Os que eu conheci são lugares bonitos  e agradáveis, e o mais legal e que provavelmente será o único casamento do dia, sem todos os turistas em roupas de banho ao redor e com a possibilidade de contratar o fotografo que quiser.

Bom espero ter ajudado.

aqui deixo o link das fotos dos casamentos que fiz em Punta Cana

http://www.sabrinabertolini.com/weddings-3/

Se você gostou desse poste da um like na minha fan page do facebook e ajude a divulgar meu trabalho .

https://www.facebook.com/SabrinaBertoliniPhotography?fref=ts

Casamentos em Punta Canasabrinabertolini
03

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *